sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Tudo o que você precisa saber sobre a nova versão do WhatsApp

Tudo o que você precisa saber sobre a nova versão do WhatsApp

REDAÇÃO OLHAR DIGITAL 23/02/2017 17H46 APLICATIVOSTUTORIALWHATSAPP


O Facebook deu o último passo para exterminar o Snapchat: introduzir uma cópia de sua principal característica em seu segundo serviço mais popular, o WhatsApp. A ferramenta já foi lançada para os brasileiros (se você não está vendo o recurso ainda, feche e abra o app). Mas você já sabe como utilizar a novidade?

O novo recurso ganhou a alcunha de "Status" no WhatsApp, mas ele nada mais é que o Instagram Stories repaginado, que por sua vez também é o Snapchat Stories com uma cara nova. É possível publicar fotos e vídeos com efeitos, e as imagens desaparecem depois de 24 horas; você pode postar várias vezes ao dia e atpe compor uma sequência de publicações.

Está com alguma dúvida? Pois aqui está um guia de tudo o que você precisa saber sobre essa nova versão do WhatsApp. Vamos começar pelo novo recurso de Status. Acompanhe:

1. Abra o WhatsApp e vá até a aba de "Status", incluída na nova versão;



2. Primeiro, vamos escolher quem pode ver suas publicações. Para isso, toque no ícone dos três pontos no canto superior direito da tela (no Android) e acesse "Privacidade do Status" (no iPhone, é só tocar no botão gigante no topo do feed);









3. Aqui você pode escolher três opções: "Meus contatos" (compartilhar com todas as pessoas que estão na sua lista), "Meus contatos exceto..." (compartilhar com todos, excluindo algumas pessoas) e "Compartilhar somente com..." (que restringe o alcance a algumas pessoas selecionadas). Escolha a opção que preferir e então basta selecionar as pessoas que deseja excluir/incluir e confirmar no botão verde no canto inferior direito da tela;



O fato é que hoje em dia, com a popularidade do WhatsApp, temos entre nossos contatos várias pessoas que não são amigas próximas ou familiares. São contatos de trabalho, ou, quem sabe, até mesmo uma pizzaria que aceita pedidos pelo aplicativo. Não convém expor sua intimidade a estas pessoas.

4. Definido seu nível de privacidade, agora é só publicar seu Status. Para postar alguma coisa, basta voltar à aba "Status" e tocar no ícone de um círculo pontilhado com um sinal de adição na ponta;



5. Com a câmera do celular ativada, basta tirar uma foto dando um leve toque no círculo central ou segurar por alguns segundos para gravar um vídeo;

6. Com sua foto ou vídeo prontos, você pode adicionar uma legenda, recortar a imagem, inserir emojis, escrever algum texto sobre a imagem ou fazer um desenho. Não é possível aplicar filtros, como no Instagram, Messenger ou o próprio Snapchat;



7. Quando suas edições estiverem prontas, é só clicar no ícone de enviar e pronto;



"Mas como eu faço para encontrar meus contatos agora?", você pode estar se perguntando. Calma que o caminho é simples. No Android ou no iPhone, basta tocar no ícone de uma mensagem no canto superior direito da tela - é lá onde a sua lista de contatos foi parar.

"E o que é esse ícone de câmera no canto esquerdo da tela?", você pode se questionar agora. Trata-se de um simples atalho para os Status. Toque nele se você quiser mandar rapidamente uma foto ou vídeo para seus amigos, da forma como já ensinamos.

Ficou com mais alguma dúvida sobre as mudanças na interface do WhatsApp? Deixe a sua pergunta nos comentários.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Perfil bloqueado? Ferramenta ajuda a 'stalkear' qualquer pessoa no Facebook

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Vêm aí mudanças que vão melhorar o Wi-Fi

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Sites de petição estão sendo usados para espalhar pirataria

Sites de petição estão sendo usados para espalhar pirataria
LEONARDO PEREIRA 13/02/2017 09H09 PIRATARIA

O ativismo de internet cresceu ao longo dos últimos anos graças a sites como o Change.org, que permitem criar petições que são usadas como indicativo de que muitas pessoas estão de acordo com algum tipo de mudança. Contudo, não é só para isso que esses espaços têm servido, conforme reportado pelo pessoal do TorrentFreak.

Pelo menos desde 2012 tem gente usando sites de petição para disseminar links para conteúdo pirateado — principalmente filmes. Naquele ano, o Google recebeu uma reclamação da Zuffa (dona do UFC) de que alguém havia postado links para um evento do UFC 153 no Change.org.

E os casos só aumentaram, tendo envolvido grandes estúdios, como Columbia Pictures e Lionsgate, cujos filmes "A Entrevista" e "Os Mercenários", respectivamente, foram parar na plataforma.

Antes, era relativamente raro encontrar conteúdo pirateado em sites do tipo. "Entretanto, durante os meses mais recentes, a frequência tem crescido a algumas reclamações por semana", reporta o TorrentFreak, ressaltando que geralmente o Google nem precisa derrubar o link do seu buscador porque a própria Change.org o tira do ar.





O desvirtuamento de função não chega a ser surpreendente, já que há pirataria por todo canto da internet. O que é curioso é que as páginas que divulgam tais links ganham votos e comentários como se fossem realmente petições. Uma delas, promovendo o filme "Straight Outta Compton", chegou a 230 dos 500 votos que pedia para sua "causa".

Só que parte das pessoas que tentam baixar esses conteúdos acaba se dando mal, porque, assim como não surpreende que haja pirataria nesses sites, também não surpreende que alguns desses links levem os internautas a baixar arquivos maliciosos.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Windows 10 vai ganhar modo 'picture in picture

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Google pode deletar milhões de aplicativos de sua loja em breve

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Sinal analógico de TV será desligado no fim de março em SP; saiba migrar



É preciso checar também se a antena está adequada para receber o sinal digital. Ela precisa ser do tipo UHF e o ideal é que seja instalada fora de casa. As antenas internas, bem menores e discretas, até quebram um galho (principalmente para quem mora em apartamento), mas nem sempre conseguem captar o sinal de várias emissoras.

Para ajudar na migração, a Seja Digital vai distribuir 1,8 milhão de kits que realizarão a mudança da recepção do sinal. Para saber se tem o direito de receber o kit, é preciso acessar o site da organização ou ligar gratuitamente para o número 147 com o CPF ou NIS (Número de Identificação Social).

Cidades afetadas

Além da capital paulista, o sinal será desligado em outros 38 municípios. Abaixo você confere a lista completa:

Arujá
Barueri
Biritiba-Mirim
Caieiras
Cajamar
Capicuíba
Cotia
Diadema
Embu das Artes
Embu-Guaçu
Ferraz de Vasconcelos
Francisco Morato
Franco da Rocha
Guararema
Guarulhos
Ibiúna
Itapecerica da Serra
Itapevi
Itaquaquecetuba
Jandira
Mairiporã
Mauá
Mogi das Cruzes
Osasco
Pirapora do Bom Jesus
Poá
Ribeirão Pires
Rio Grande da Serra
Salesópolis
Santa Isabel
Santana de Parnaíba
Santo André
São Bernardo do Campo
São Caetano do Sul
São Lourenço da Serra
Suzano
Taboão da Serra
Vargem Grande Paulista

Novo golpe no WhatsApp promete bônus de R$ 15 em créditos no smartphone