quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Google mostra as tendências de pesquisa dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Google mostra as tendências de pesquisa dos Jogos Olímpicos Rio 2016

REDAÇÃO OLHAR DIGITAL 10/08/2016 10H45 GOOGLERIO2016

O Google lançou nesta semana um hub que mostra as principais tendências de pesquisa relacionadas aos Jogos Olímpicos do Rio. Na área é possível visualizar tendências sobre cada modalidade, atletas e medalhas, além de tendências de pesquisas gerais, como "Onde está a tocha olímpica?".


Na prática, o espaço vai permitir saber de maneira simples o que vem interessando os usuários.
Além do hub de tendências, o Google está oferecendo outras ferramentas para o evento, como a programação completa que aparece em destaque nos resultados de busca, ajudando os usuários a se organizarem e acompanharem o que acontece em cada esporte.

Via TechCrunch

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

10 truques para usar melhor o WhatsApp


(Foto: Divulgação)

10 truques para usar melhor o WhatsApp

REDAÇÃO OLHAR DIGITAL 25/05/2015 12H38 ANDROIDIOSWHATSAPP


Na última sexta-feira, nós explicamos como usar dois números de WhatsApp em um telefone só. Agora, uma lista com 10 truques que você talvez não conheça pode melhorar sua experiência no aplicativo. É possível, por exemplo, recuperar mensagens apagadas, bloquear o acesso de pessoas estranhas às conversas e até agendar mensagens. Confira:

1. Mude o número do seu WhatsApp

Quem já usou vários números no mesmo aparelho provavelmente já se deparou com o seguinte problema: ao passar o telefone a uma pessoa, teve que dar o número do chip e o que está sincronizado com o WhatsApp. Para resolver o problema, há duas maneiras: desinstalar e instalar novamente o app (a mais difícil) ou alterar dentro do próprio programa.

Em 'Ajustes', clique em ‘Conta’ e em ‘Alterar número’. Depois de alterar o telefone, o usuário receberá um código via SMS que será validado dentro das configurações. Os grupos e contatos serão mantidos e o número anterior será substituído pelo novo em conversas coletivas.

2. Desative o 'visto por último'

Android e iOS permitem desativar o recurso que mostra quando o app foi aberto pela última vez. Clique em 'Ajustes' e em ‘Conta’ e depois em ‘Privacidade’. Desative o ‘Visto por último’ para todos os contatos. Mas lembre-se: quando estiver online, as pessoas conseguirão ver.

3. Bloqueie o app quando não quiser que outras pessoas o vejam

Existem diversos aplicativos para Android e iOS que permitem que o usuário bloqueie todas as conversas quando alguém desautorizado quiser vasculhar. Segundo o próprio WhatsApp, existem diversas opcões de apps para Android que realizam a tarefa. Confira todas elas aqui.

4. Arquive todas as conversas
O recurso de backup automático do WhatsApp salva todas as conversas e permite restaurá-las caso o app seja desinstalado ou o usuário mude de número. É possível realizar a atividade manualmente, escolher com que frequência a tarefa será realizada e até desativar o recurso.

5. Acesse as mensagens apagadas (Android)

Pelo Android, é possível acessar as mensagens apagadas porque elas ficam armazenadas no cartão de memória, que os iPhones não possuem. Vá até a pasta ‘WhatsApp’ do cartão SD e clique em ‘Databases’. Lá dentro, é possível ver arquivos como ‘msgstore-2015-01-04.1.db.crypt’. Como é fácil perceber, elas indicam a data em que foram criadas. Na pasta também fica um arquivo chamado ‘msgstore.db.crypt’. Altere seu nome para algo como ‘backup-msgstore.db.crypt’.

Depois de renomear o arquivo, basta alterar a conversa com a data desejada e o renomeie para msgstore.db.crypt. A última etapa é ir abrir as configurações do celular. Em ‘Aplicativos’, ‘Gerenciar Aplicativos’ e ‘WhatsApp’, clique em limpar todos os dados.

Quando abrir o WhatsApp, o app vai pedir que o usuário restaure as informações a partir da cópia de segurança. Clique em ‘Restaurar’ e tudo voltará ao normal.

6. Oculte sua foto de perfil para quem não está em sua lista de contatos

No menu de privacidade, selecione ‘Apenas contatos’ em ‘Foto do perfil’.

7. Agende uma mensagem pelo WhatsApp (Android)
O aplicativo Seebye Scheduler permite agendar mensagens para enviar aos contatos da lista.Mas preste atenção: é preciso ter o acesso root habilitado no telefone.

8. Receba as notificações do celular no PC

Para usar o WhatsApp pelo computador basta acessar o WhatsApp Web, mas é necessário ficar com o site aberto para visualizar as notificações. Outra opção é o Pushbullet, que consegue fazer a ligação entre seu computador e seu celular, para que o usuário verifique as notificações diretamente no seu desktop sem a necessidade de olhar para o celular. Assim, quando chegar alguma mensagem do WhatsApp, ela deve aparecer no computador por meio de uma extensão para o navegador.

9. Impeça o download automático de mídia para o celular

Desative o item ‘Salvar Mídia Recebida’ em ‘Ajustes de Conversa’ e economize espaço no aparelho, escolhendo apenas as imagens que deseja baixar.

10. "Engane" a confirmação de leitura

Para visualizar uma mensagem sem confirmar sua leitura, ative o modo avião quando recebê-la. Abra naturalmente o WhatsApp e leia o que desejar. Atenção: em celulares Android, ao reativar o celular, as barras azuis aparecerão automaticamente. No iOS isso só vai acontecer quando o usuário realmente abrir o aplicativo.

Se preferir, é possível desativar de vez a confirmação de leitura. Vá em "Ajustes", "Conta" e "Privacidade" e desative a confirmação de leitura. Ao fazer isso, não será possível visualizar a confirmação de itens enviados aos seus contatos. A confirmação em grupos, no entanto, será mantida.

Via Buzzfeed e Geekscab

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Atualização do Windows 10 traz Cortana em português e novos recursos




(Foto: Divulgação)

Atualização do Windows 10 traz Cortana em português e novos recursos

LUCAS CARVALHO 02/08/2016 05H00 CORTANAWINDOWS

A Microsoft começa a liberar nesta terça-feira, 2, a primeira grande atualização do Windows 10. O chamado Update de Aniversário traz novos recursos ao sistema, que completa seu primeiro ano de disponibilidade nesta semana.

A principal novidade da atualização é a assistente virtual Cortana. Os computadores que receberem o update poderão finalmente permitir que o usuário brasileiro faça pesquisas, agende compromissos, consulte a previsão do tempo, entre outras tarefas, apenas por comandos de voz.

A versão em português brasileiro da Cortana já estava disponível para membros do Windows Insider desde novembro. Nesse caso, apenas os usuários participantes do programa de testes da Microsoft tinham acesso à funcionalidade, que agora está disponível para todos.

Por enquanto, porém, a assistente virtual só funciona com máquinas com Windows 10. Ou seja, nada de Cortana para Xbox One, Android, iOS ou mesmo Windows 10 Mobile por ora. Essas plataformas devem receber a assistente com suporte ao português brasileiro gradativamente, segundo a Microsoft.

Outras novidades

Não é só a Cortana em português que vem junto com o update de aniversário do Windows 10. O sistema operacional também ganha diversos novos recursos: alguns são apenas detalhes, outros não são tão interessantes para todos os usuários.

Uma das novidades é o novo Menu Iniciar, que embora permaneça com o mesmo design e aparência de sempre, passa a organizar seus aplicativos de maneira mais intuitiva. Sai o submenu "Todos os aplicativos" e entram duas novas pastas: uma para os apps mais usados e outra para os baixados recentemente.

Outro acréscimo à navegação é o chamado Windows Ink. Trata-se de um sistema que dá novas e mais complexas funções à caneta stylus que acompanha alguns tablets e notebooks híbridos no mercado, como o Surface Pro, da Microsoft. Com a caneta, o usuário pode criar notas autoadesivas que interpretam a sua caligrafia e, quando for o caso, atribuem funções a ela.

Se você anotar o endereço de um site na tela, por exemplo, o Windows Ink reconhece que aquilo é um link e permite que você clique sobre ele para direcioná-lo à página correspondente da web. É possível usar também réguas virtuais para deixar suas linhas retas em desenhos e rascunhos e também tirar screenshots da tela com anotações por cima.

O Hello, sistema de login por registro biométrico do Windows 10, também ganha novas funções. Agora, se você tem um dispositivo com leitor de impressão digital ou com uma câmera de alto nível, pode usar seu rosto ou dedo de login também em aplicativos da App Store.

A Microsoft abriu o Hello para que desenvolvedores possam usá-lo como sistema de autenticação. Você pode confirmar a compra de um aplicativo usando seu rostou ou dedo, por exemplo, além de desbloquear o sistema, como já é feito desde o lançamento do sistema operacional.

O update de aniversário do Windows 10 começa a ser lançado nesta terça e deve alcançar todos os usuários gradativamente. Ou seja, nem todo mundo receberá a atualização ao mesmo tempo. Diferentemente do upgrade para Windows 10, essa atualização é obrigatória e não pode ser negada.